O Papel do Voluntário nas Transformações Sociais
- CPTI Campinas
- 9 de abr.
- 1 min de leitura
A palavra voluntário, derivado do latim voluntarius, significa agir espontaneamente, sem imposição, vai além de uma simples ajuda. Em um mundo marcado pelas desigualdades, o voluntário se torna um agente na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária, com foco no bem coletivo.
A generosidade, não é uma característica inata, mas aprendida socialmente e a colaboração mútua fortalece os laços sociais. Estudos apontam que voluntários têm níveis de felicidade 7% superiores aos de não-voluntários e uma qualidade de vida 13% maior. O médico pesquisador David Hamilton destaca que o ato de ajudar ativa áreas do cérebro associadas ao prazer, liberando substâncias como endorfinas e serotonina, o que gera benefícios emocionais e físicos, como redução do estresse e melhora na saúde imunológica.
Movimentos sociais baseados no voluntariado, como as ONGs e a economia solidária, mostram como a sociedade civil pode se organizar sem depender exclusivamente do Estado, com o objetivo de promover transformações estruturais e fortalecer o controle social.
Quer ser voluntário no CPTI? A organização convida você a se juntar a nós em uma de nossas áreas ou ações, contribuindo ativamente para a construção de um futuro mais justo. Se tiver interessado, entre em contato com a nossa equipe de comunicação: 19 3781-8093 / 9

7402-2772 (whatsapp) ou comunicacao@cpti.org.br.
Comentários