Um dos escopos do projeto é o desenvolvimento ou a releitura de jogos como uma possibilidade metodológica na compreensão das Estruturas Sociais e das violências geradas por essas Estruturas.

 

 

JOGO DA MEMÓRIA: LEMBRAR PARA COMBATER

O jogo Lembrar para Combater tem como A proposta da oficina é trazer de forma lúdica e acessível as tipificações das violências sexuais contra crianças e adolescentes. Essas oficinas ocorrem prioritariamente com profissionais e pessoas que trabalhem esses temas em grupos. Refletir sobre as violências sexuais.

OBJETIVOS

  • Conceituar as tipificações das violências sexuais.
  • Pensar na rede de apoio e canais de denúncia.

 

 

Clique aqui para ir para o Link!

 

Clique aqui para ir para o jogo online!

 


DESVENDANDO

Jogo criado para oficina ofertada no Encontro de Adolescentes e Jovens que ocorreu no CPTI, com um tabuleiro em tamanho real, onde situações de violência acontecem e os participantes transitam pelos espaços  para descobrir quem praticou a violência e onde ela aconteceu e depois construir as possibilidades de intervenção.

OBJETIVOS

  • Identificar os locais onde estamos em risco e quais locais podem constituir nossa rede de apoio.
  • Refletir sobre as violências sexuais e os impactos na vida.
  • Dialogar sobre estruturas sociais e sua construção permeada de sutilezas violentas.

 

Clique aqui para ir para o Link!

 


 

QUEM SOU EU?

Jogo criado para oficina ofertada em parceria com o CMDCA, cujo objetivo é refletir a respeito das construções sociais feitas a partir das identidades de gênero. Identificar durante o jogo, quais os estereótipos e preconceitos externalizados pelos adolescentes e jovens através dos comportamentos apresentados. Discutir a partir dos resultados quais são as possibilidades de transformação dos comportamentos estereotipados e a diminuição dos preconceitos na sociedade.

OBJETIVOS

  • Abordar as identidades de gênero e orientações sexuais a partir do Jogo, onde os participantes são divididos em três grupos e cada grupo tem uma expressão definida para contribuir com a descoberta da palavra, sendo explicar, encenar e usar um sinônimo para definir a palavra sorteada a ser descoberta pelo participante que ficou de fora.
  • Refletir sobre os estereótipos construídos a respeito dos papéis sociais e manifestações das formas de relação.
  • Desconstruir preconceitos estabelecidos pela visão conservadora dos papéis sociais, identidade de gênero e orientação sexual.

 

 

Clique aqui para ir para o Link!