Maria Ileide Martins e Sylvia Leeven

Em 1990, numa ocupação da região norte de Campinas, a moradora Maria Ileide Martins percebeu a necessidade de um lugar aonde as mães pudessem deixar os filhos enquanto iam trabalhar.

Tia Ileide, como era conhecida por todos, organizou com as mães esse lugar que foi o embrião do CPTI. No começo, era uma creche que atendia cerca de sessenta crianças, em um barracão de madeira improvisado, construído pelos próprios moradores da comunidade.

Os tempos eram difíceis, mas a comunidade trabalhava arduamente e unida para manter as atividades, organizando festas, bingos, quermesses e eventos para arrecadar recursos e cuidar das crianças.

Ileide e os moradores trabalhavam voluntariamente e pediam doações num dia, para alimentar as crianças no outro. As crianças, muitas delas no início desnutridas, recebiam café da manhã, almoçavam e tomavam sopa à tarde. A adesão da  Sra. Sylvia Leeven, em cuja residência trabalhava Ileide, fortaleceu a organização levando à sua fundação formal em 27 de junho de 1992, quando recebeu a denominação atual Centro Promocional Tia Ileide – CPTI.

Sylvia trouxe o apoio da Associação Primavera Dritte-Welt-Hilfe (Stuttgart – Alemanha) e da Fundação FEAC, possibilitando ampliar as conquistas e o atendimento. Essa Associação formada por funcionários e ex-funcionários da Robert Bosch da Alemanha, em parceria com a Bosch de Campinas, arrecadou fundos para a construção da primeira unidade em alvenaria, inaugurada em maio de 1994.

A parceria com a Fundação FEAC, em 1995, garantiu a continuidade das atividades. A luta diária por alimentos e por uma qualidade de vida melhor para as crianças fez com que se lutasse também por água encanada e energia elétrica para o bairro.

A chegada desses benefícios foi uma grande alegria para todos, pois possibilitou dar banho adequado nas crianças. Com o apoio da comunidade, de voluntários e de empresas parceiras as atividades foram sendo ampliadas, até atingir o atendimento de hoje, que abrange comunidades de cerca de 30 bairros do Distrito de Nova Aparecida, em Campinas-SP.

 

Participe você também, seja um Amigo CPTI.