Características do território

A região Norte de Campinas, na qual o CPTI está situado, possui 198.500 habitantes, cuja distribuição de alta e muito alta vulnerabilidade representa 26.202 ou 18% desta população. As famílias das crianças e adolescentes que frequentam o CPTI vivem no Distrito de Nova Aparecida, em uma região com uma média de 70.000 habitantes distribuídos em 30 bairros, segundo dados da Subprefeitura de Nova Aparecida (6,2% da população do município de Campinas). Nessa região encontra-se parte da população do município considerada em alta vulnerabilidade. Segundo a Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar de Campinas, em 2012 cerca de 40 mil famílias (157 mil pessoas) vivem em alta ou muito alta vulnerabilidade na cidade. Dessas pessoas, 30 mil vivem nos bairros do entorno do CPTI, como consta no mapeamento realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Vila Régio, que atende a população do território no qual o CPTI está inserido.

Em informações, fornecidas pelo CRAS, essa população vulnerável vive numa área localizada no eixo entre a Rodovia Anhanguera e a ligação entre Campinas e Monte Mor (Jardim Rosália, Shalon I, II e III, Padre Josimo, Renascença e Chico Amaral) e no entorno da malha ferroviária com ramais em processo de reativação, com crescente aumento do tráfego de máquinas, expondo a população a frequentes acidentes (atropelamentos, seguidos de mortes e/ou mutilação de membros). Localiza-se ainda próxima ao Complexo Penitenciário Ataliba Nogueira, em agrupamentos caracterizados por subhabitações edificadas ao longo dos córregos, expostas a riscos de desbarrancamentos e deslizamentos.

Ao mesmo tempo, o Distrito de Nova Aparecida conta com duas (02) Unidades Básicas de Saúde,  uma (01) Unidade de Pronto Atendimento que acaba atendendo boa parte da região norte como um todo, um (01) equipamento cultural – Espaço Cultural Maria Monteiro, uma (01) praça de esporte – Clube João do Pulo, um (01) CRAS – Vila Régio. São 13 equipamentos escolares e uma (01) insituição de assistência social,para além do CPTI.