Encerramento do Metamorfose

with Nenhum comentário

No dia 26 de junho, aconteceu a cerimônia de encerramento do primeiro semestre do projeto Metamorfose: Adolescência, Cidadania e Trabalho em Transformação, que prepara adolescentes e jovens para o trabalho. O projeto contou com 10 oficinas temáticas sobre o mundo do trabalho e de acordo com a assistente social do CIEE, Tatiane Cristina, as oficinas contaram com espaço dinâmico para os jovens partilharem suas experiências. O evento contou com a presença dos formandos e familiares, da Juliana Toledo, responsável pelo Programa de Inteligência Social da Deloitte, empresa patrocinadora do projeto e articuladora da parceria com o CIEE.

O marco da noite foi a entrega dos certificados de conclusão do CIEE e a declaração de  participação do CPTI. Com a presença dos responsáveis, familiares e amigos, cada educando foi chamado para receber os certificados das mãos do presidente do CPTI, Dettloff von Simson Junior.

Leonardo Lopes, pedagogo responsável pelo Metamorfose, afirma que o trabalho é desenvolvido com a valorização do processo e demanda de uma finalização. “O cuidado no preparo do ambiente, no chamamento às famílias, amigos e parceiros do projeto e tudo o mais que vem junto, é um símbolo da nossa compreensão da necessidade de valorar o rito de encerramento como uma metáfora de um primeiro voo destes  meninos e meninas. E assim sendo, que voem confortáveis e que possam chegar aonde desejarem, ou mais longe ainda”, completa Leonardo.

De acordo com Tatiane, ao final do projeto, um jovem foi efetivado no emprego e outro participou de um processo seletivo. Esse último contou da importância das oficinas no momento. “Segundo ele as oficinas foram de extrema importância para que pudesse participar de todas as etapas, que durante o processo se lembrou de várias dicas e dinâmicas que realizamos e que isso foi fator decisivo para que ele fosse um dos finalistas”, conta a assistente social.

O projeto, que tem novo grupo a partir de agosto, visa contribuir com a formação de novos adolescentes e jovens e capacitá-los para o mercado de trabalho.

 

Deixe uma resposta