Durante o ano de 2020 muito se ouviu “Esse é o novo normal, home office, aulas online, usar o computador e o celular”. Qual é o novo normal das ONGs? E o das crianças, adolescentes e famílias que são atendidas por essas instituições? 

 

O Balanço Social 2020-21 traz o novo normal do CPTI.

 

 

A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças significativas na execução dos serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de Média Complexidade, uma vez que o isolamento social trouxe a impossibilidade das ações presenciais. Como resultado, os colaboradores foram em busca de outras formas de se aproximar, se relacionar, de metodologias remotas, de aprendizagens, da manutenção e fortalecimento de vínculos nos diferentes grupos de atendimento, considerando que, mais do que nunca, a ação da rede de Proteção Social se fez primordial.

As atividades remotas passaram a ser o principal recurso de trabalho neste período, com destaque para as oficinas online, com duração de uma hora semanal, além da produção de vídeos com temáticas de interesse do grupo, de informação, conscientização a prevenção da pandemia e de acesso aos direitos dos benefícios socioassistenciais, dirigidos de forma individual, atendendo necessidades singulares, e por meio de grupos específicos e da rede social institucional. 

As redes sociais como Instagram e WhatsApp foram ferramentas utilizadas pelas equipes para contato e interação com os usuários. Informativos, jogos e desafios foram lançados no status do WhatsApp e foram bem avaliados pelas famílias como uma oportunidade de entretenimento e alegria às crianças, alcançando também outros usuários do serviço. 

Embora os usuários tivessem acesso aos materiais, as equipes notaram a escassez do acesso às mídias e a dificuldade dos usuários com o uso do celular dentro de casa. Algumas famílias possuíam apenas um aparelho para que as crianças pudessem assistir às aulas, e para uso pessoal, limitado por, muitas vezes, o responsável sair para trabalhar levando o seu celular. A partir disso, os serviços deram início à produção de materiais e kits educativos para serem entregues durante as visitas familiares. 

Em contrapartida, precisamos destacar a inclusão de idosos à tecnologia e o esforço da aprendizagem para essa nova realidade. As famílias fortaleceram o vínculo e se aproximaram ao compartilhar os desafios da rotina diária, além de experimentarem as atividades e jogos propostos. 

Trouxemos também nossos adolescentes e jovens para o lado digital, explorando os meios de comunicação com suas artes e poesias. Os educadores se reinventaram e produziram conteúdos em formato de vídeo para alcançar nossos usuários nas redes sociais. 

O atendimento da Proteção Social Especial também precisou se adaptar. Para além de ter que se reinventar e lançar mão de recursos tecnológicos para alcançar as famílias atendidas, tal serviço deve funcionar em articulação com outros serviços da rede de proteção Social, os quais, afetados pela pandemia, se apresentaram mais escassos para garantia de proteção. Essa escassez acabou fazendo com que fosse necessário, para além da reinvenção para acessar as famílias em situações mais urgentes de violações de direitos e/ou violência, uma ampliação de nossa área de atuação, a fim de suprir a ausência de outros serviços que eram mais presentes na pré-pandemia.

Enfim, foi possível dar conta do novo normal, embora certos de que nada substitui o abraço e o carinho das nossas crianças, adolescentes e famílias.

 

 

Os eventos presenciais do CPTI se tornaram online através do YouTube, e também por meio das câmeras, mesa de som, programa de streaming e muito estudo e novos aprendizados para tornar tudo possível. As Lives foram desenhadas conforme o calendário de ações presenciais para garantir a participação do público. 

As Lives que aconteceram em 2020:

  • Sarau Adolescer: Toda forma de amor – evento que contou com a participação de todas as unidades do CPTI e atrações externas, como a MC Punka.  
  • Salve Quebrada! – um bate papo sobre antirracismo e empoderamento preto com convidados especiais e organizado pelos jovens do Adolescer.
  • IV Sar’Afro: Memórias e Histórias de um Quilombo de Paz – a atividade que acontecia nas ruas do bairro Parque Shalon foi para o online, uma conscientização ao dia da Consciência Negra e uma homenagem ao bairro.
  • Festival de Cartas: Palavras que libertam – enviem suas cartas, liberem suas palavras e expressem seus sentimentos. Foi assim que aconteceu mais uma Live do CPTI.
  • #LivedoAllegro – o projeto de música do CPTI se apresentou ao vivo e contou com a participação de integrantes com vídeos gravados, além de reviver memórias com quem já fez parte da história do projeto Allegro.

O principal objetivo das Lives foi o de garantir que o usuário iria participar enviando o seu vídeo e também assistindo. Foi difícil certificar que todos estariam presentes como espectadores, uma vez que o acesso ao YouTube e a aparelhos celulares dentro das casas é limitado. Mesmo assim, tivemos um bom público nas Lives atingindo um número expressivo.

Todas as Lives foram realizadas no teatro da unidade Vila Mendonça do CPTI, sempre assegurando o menor número possível de pessoas no local, garantindo dessa maneira o distanciamento e a segurança dos envolvidos.

 

 

A crise da pandemia afetou todos os serviços, áreas e pessoas. Ouvia-se muito “estamos todos no mesmo barco”, mas se esqueceram de que alguns de nós estavam sem os coletes salva-vidas. 

O CPTI enquanto instituição social não tinha como foco do seu trabalho a arrecadação e distribuição de alimentos e materiais para as famílias, mas dada a situação do momento pandêmico, essa necessidade se fez emergencial e prioritária. Somente garantindo esse direito básico à alimentação é que poderíamos seguir realizando o nosso trabalho socioeducativo. Demos início ao que chamamos de “Ajuda Humanitária” na busca por parcerias e campanhas de arrecadação de alimentos para garantir a segurança alimentar junto à comunidade atendida, utilizando intensamente os meios digitais.

Os parceiros do CPTI foram fundamentais nesse momento novo e tão desafiador. Empresas parceiras há anos, doaram tempo e recursos, mobilizando campanhas internas de arrecadação de cestas básicas e alimentos, junto a seus colaboradores, voltando todos os seus esforços para as famílias e comunidade do CPTI. Contamos com Dell, CI&T, VLI e Greenbrier Maxion, entre tantas outras empresas. O apoio institucional da BrazilFoundation que, em um ano tão incerto, garantiu a manutenção de algumas atividades essenciais desenvolvidas pela organização, foi uma ajuda que veio em muito boa hora, demonstrando uma solidariedade e visão social da fundação que só podemos enaltecer.

Não podemos deixar de destacar o processo de arrecadação e distribuição de máscaras, e as sensibilizações para essas doações, por meio de campanhas nas redes sociais do CPTI. A mobilização e participação de voluntários da comunidade e externos, que doaram seu tempo, costurando e produzindo as máscaras com os materiais que foram doados. 

Também mobilizamos campanhas de produtos de higiene e limpeza e tótens de álcool em gel para cada unidade do CPTI, garantindo a segurança dos atendimentos emergenciais individuais presenciais.

O ano de 2020 deixa grandes marcos, desde sofrimentos a aprendizados, que têm continuidade em 2021. Podemos afirmar que a nossa rede de apoio foi fundamental para passarmos por esse período de uma maneira mais leve. Em nome do CPTI e da comunidade atendida registramos nossos agradecimentos a todos que participaram e ainda participam desse ato solidário e humano. Sem vocês não teríamos conseguido!