Em 2019 o CPTI deu início ao Projeto: Empodera Mais, com objetivo de suprimir práticas sociais de violência de gênero entre adolescentes e jovens de 15 a 24 anos. Após um ano, é possível ver resultados como o aumento da participação das meninas nas atividades, que cresceu de 25% para 56,67%, bem como na melhoria da qualidade do convívio entre meninos e meninas.

As atividades principais do projeto visam ampliar a escuta às necessidades das mulheres jovens, seus anseios e perspectivas, assim como, contribuir para a mudança de postura dos homens jovens em sua relação com o feminino e as masculinidades. 

 

 

 

 

Em sua segunda edição, o “II Seminário Violências em Debate: por uma sociedade NÃO racista e NÃO machista” abordou a discussão do racismo e do machismo estrutural em nossa sociedade. A ação organizada pelo Projeto Novo Amanhecer e pelo SESF (Serviço Especializado de Proteção Social à Família) aconteceu em junho de 2019 no Auditório Don Agnelo Rossi, na PUC-Campinas, com patrocínio da Fundação FEAC. 

A programação se desenvolveu com palestras pelo período da manhã e oficinas no período da tarde, que perpassaram por questões que estão enraizadas na cultura que vivenciamos e imbricadas em nossa formação pessoal, influenciando diretamente nossa atuação profissional.

O Seminário contou com a participação de 123 profissionais do município de Campinas e cidades vizinhas e com nove palestrantes.

 

Em 2018, durante a oficina “Corpo e mente” surgiu a ideia de rememorar a história do bairro Shalon, através da escrita de um livro que retratasse as memórias significativas de  luta e superação das pessoas e famílias do território ao longo dos anos. Transcorreram muitas histórias durante as caminhadas matinais do grupo sobre os nomes das ruas que levavam o nome de pessoas que fizeram história no território, as árvores plantadas pelos moradores e a grande quantidade de notícias negativas na mídia sobre o bairro, além das ressignificações das histórias  vividas que se materializaram na história contada no livro “Entre Linhas e Trilhos da Memória – O Shalon conta a sua história”. 

De março a maio de 2019 deu-se início às entrevistas com pessoas que estão do começo até hoje no bairro, que nasceram e cresceram no território. Foram buscas por fotos, dados, relatos e histórias por toda a comunidade. Famílias que não estão mais na cidade de Campinas colaboraram com a construção do livro. 

O livro conta com relatos do ponto de vista dos moradores e suas vivências, com fotos da época em que foram iniciadas as construções das casas e comércios. A história da Unidade do CPTI há 10 anos, quando iniciaram as atividades no bairro e todos os obstáculos que foram enfrentados, como estrutura e falta de segurança.

A colaboração dos membros da comunidade despertou talentos, que até então estavam escondidos. A escrita, poemas, ilustrações e a atuação. 

E aí surgiu a ideia de montar um espetáculo produzido e protagonizado pelos moradores do bairro, onde eles pudessem atuar em suas próprias histórias do início do bairro. Representaram momentos importantes como a busca de água na antiga fábrica localizada na entrada do bairro. O crescimento da comunidade e o fortalecimento entre os moradores, até a chegada do CPTI. 

Durante a apresentação do espetáculo rolou muita emoção e sensação de pertencimento a muitos dos presentes, culminando com uma tarde de autógrafos. Mulheres que fizeram parte da construção do bairro e do livro se sentaram em uma mesa para autografar o livro que ajudaram a escrever e a nascer, mulheres fortes e guerreiras que passaram por inúmeras lutas e hoje têm sua história registrada que todos podem ler. 

 

 

Ação – Expressa Shalon, Vida Arte e Memória

 

Das ações do livro, o Expressa Shalon Vida Arte e Memória recebeu a presença de 13 grafiteiros do Estado de São Paulo para registrar nos muros do bairro as historias e memórias do território Shalon. Meninos sorrindo, pedaços de céu, o menino jogando bola, a mulher empoderada e tantas artes que são especiais para a comunidade hoje.

Para a ação desse dia, as usuárias do CCII organizaram um bazar, construindo a atividade desde a coleta das peças, seleção e venda no dia. O valor das vendas do bazar foi revertido em uma ação de convivência com um rodízio de pizza para o grupo. No decorrer do Expressa Shalon, também aconteceu a preparação e pintura do cenário a ser utilizado no lançamento do livro.

 

Pelo terceiro ano consecultivo, em 2019, o CPTI recebeu o prêmio de “Melhores ONGs do Brasil para doar” pelo Instituto Doar e o Certificado Internacional de Transparência e Boas Práticas pela Phomenta.

O Baile da Primavera foi um momento de integração com a OSC MAE Maria Rosa na Unidade Regina Amélia do CPTI. Uma manhã com café da manhã, apresentações musicais e muita dança.

O Festival de Poesia em 2019 contou com mais de 80 inscrições e recebeu no dia a presença de familiares e amigos que lotaram o teatro do CPTI. Durante a noite aconteceram as leituras das poesias, apresentações de música e de ballet, além da premiação das melhores poesias que ganharam um vale presente da Livraria Cultura.

O encerramento das atividades do ano em parceria com a Fundação FEAC na Unidade Vila Francisca contou com  “A festa da felicidade”, voltada as atividades para crianças e a “AfroVila”, atividades para falar sobre o dia da Consciência Negra. 

Deixe uma resposta