Dia das Mulheres no CPTI

with Nenhum comentário

O mês da mulher para o CPTI foi de grande importância e refletiu em diversas atividades, tanto para as crianças e adolescentes como para as colaboradoras da instituição. A primeira ação foi realizada na empresa parceira CI&T, direcionada para as adolescentes de 10 a 14 anos do CPTI. No encontro, em uma roda , foi conversado sobre as mulheres que fizeram e fazem a diferença na história da tecnologia. Na sequência, se dividiram em dois grupos para mais mais atividades: o primeiro brincou de perguntas e respostas para descobrir a senha de uma caixa que continha uma chave. O segundo seguiu as instruções para montar um foguete. A chave ligava o motor do foguete e ambos os grupos precisaram descobrir os comandos do planeta Terra até Marte e. O encontro finalizou com uma visita guiada pela empresa.

A Comissão de Gênero do CPTI, preparou para as colaboradoras uma roda de conversa com as pesquisadoras Cathana e Luana sobre a história do feminismo, de uma forma abrangente, com a apresentação de mulheres que foram importantes em diferentes momentos na busca por direitos iguais. “Durante as reuniões a Comissão pensou em diversos temas que pudessem acolher a todas as mulheres em suas pluralidades e optou por  abordar a questão do feminismo, considerando que este é um termo que permeia nosso cotidiano e que gera diversas discussões e dúvidas”, conta Leticia Pires, psicóloga e participante da Comissão.

Para completar o momento, outra roda de conversa foi pensada para a finalização do processo. “Nosso objetivo foi proporcionar um momento de diálogo, reflexão e cuidado que pudesse dar visibilidade a força de mulheres do CPTI, pois sabemos que mesmo diante de todas as diferenças, o ser mulher nos aproxima”, completa Camila Marques, psicóloga do CPTI.

Organizado pela Intersetorial Estrela, o evento Mulheres em Movimento, realizado no Espaço Cultural Maria Monteiro, contou com uma forte presença de mulheres do CPTI, como colaboradoras, educandas e usuárias que frequentam o Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional. Três mulheres foram convidadas para falar sobre suas histórias de vida e temas relacionados com empatia, sororidade e relacionamento com outras mulheres. No início a adolescente de 17 anos, Vitoria Gomes, que contou como chegou a Reprolatina e se tornou mobilizadora, também a Vanessa Araújo, educadora do CPTI e Maria Ileide Martins, fundadora da instituição, conhecida carinhosamente como “Tia Ileide” que contou para as mulheres como  chegou no território e deu início ao CPTI.

 

Deixe uma resposta