Alemães no Brasil

with Nenhum comentário

No dia 28 de julho, o CPTI recebeu a visita do grupo de intercâmbio da Alemanha. Cerca de 30 adolescentes entre 14 e 16 anos passaram a manhã com os educandos do CPTI e o grupo da atividade física do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional.

Para integrar e quebrar o gelo, as atividades começaram com a dança promovida pela educadora Edite. Após um café da manhã oferecido pelo CPTI, o grupo se reuniu para deixar recados em um quadro exposto na parede. Antes de seguir para a roda de conversa, o grupo entregou uma doação em dinheiro para a instituição, contabilizando cerca de seis mil reais, que serão investidos na estrutura da organização.

Divididos em duas turmas de roda de conversa, o grupo ficou mais a vontade para conversar. Com um tradutor em cada grupo, a comunicação se tornou mais fácil. Perguntas sobre como é a vida na Alemanha foram as ganhadoras, mas os intercambistas tiveram interesse em saber como é o funcionamento da instituição.

Ana Luiza Benevides, de 13 anos, participou da roda de conversa e para ela a experiência foi diferente, principalmente pela oportunidade de conhecer pessoas de outra nacionalidade. “Achei muito legal e interessante, eles contaram a história deles e a gente a nossa”, conta Ana. Em outra roda, a educanda Nicole Lima Peralta, de 16 anos,  comentou que além de descobrirem o que eles faziam na sua cidade, também conheciam instituições parecidas com o CPTI na Alemanha.

 

 

Deixe uma resposta