Ballet no CPTI!

with Nenhum comentário

Há 17 anos o Ballet Harmonia mantém parceria com o CPTI, possibilitando às crianças o acesso a aulas de ballet e a participação no Projeto Dança e Cidadania. A ideia surgiu quando a diretora na época, Sylvia Leeven, teve a vontade de trazer a modalidade para a instituição e, conversando com Lucia Teixeira, do Ballet Harmonia, viabilizou no CPTI a primeira oficina cultural. Durante todos esses anos passaram pelo CPTI vários professores e estagiários e, atualmente, as responsáveis pelas aulas de ballet são Taiany de Oliveira e Andressa Soares.

Taiany, 22 anos, dá aula no CPTI há 3 anos e para ela o ballet na instituição é uma forma de sensibilização da realidade. “A gente vê uma evolução no comportamento, disciplina, muitas crianças que usam aqui como escape, elas se sentem bem. Não só a gente cresce muito, mas as crianças também”, explica.

Já Andressa, 20 anos, está indo para o segundo ano como monitora no projeto. Para ela, fazer parte do trabalho com a instituição ajuda a crescer profissionalmente e como ser humano. “A gente vê crianças que precisam de ajuda, e eu acho que de certa forma ajuda a evoluir”, conta.

O método utilizado é da Royal Academy of Dance, sendo solicitado sempre no começo do ano pelas professoras, muito comprometimento e disciplina dos educandos, para que eles consigam realizar todo o processo e finalizar o curso. O projeto Dança e Cidadania disponibiliza gratuitamente os uniformes e os figurinos das apresentações para todos os educandos, sendo entregues a partir de um mês de aula.

O Projeto Dança e Cidadania, que abrange 350 crianças, faz anualmente apresentações e os educandos do CPTI também delas participam. Embora os ensaios sejam separados, próximo das apresentações são marcados os ensaios gerais, quando todos os bailarinos se encontram e ensaiam o espetáculo completo.    No ano de 2017, o espetáculo de fim de ano foi ‘O Quebra Nozes’ e a participação dos educandos do CPTI se deu em apresentações em Campinas e Mogi Guaçu, além de  apresentações de outro espetáculo ‘As Estações’, em setembro/2017, em Campinas e Itajubá-MG. Atualmente, participam do ballet no CPTI  50 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Outras 16 crianças e adolescentes iniciaram no CPTI e hoje são atendidas na Academia do Ballet Harmonia, dentro do Projeto Dança e Cidadania.

O oferecimento do ballet na instituição tem trazido resultados além do esperado, com bailarinos que saíram do projeto e estão dançando profissionalmente. Jonathan Rodrigues é um exemplo disso. Ex-educando do CPTI, iniciou seus estudos de ballet no CPTI em 2001, aos 9 anos de idade e, atualmente, é bailarino contratado do Finnish National Ballet de Helsinque, Finlandia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta