Fevereiro também tem carnaval no CPTI

with Nenhum comentário

O mês de fevereiro é marcado pelo carnaval no Brasil inteiro. Para além das festas, o CPTI realizou durante a semana de  05 a 08, rodas de conversa e atividades com os educandos, de preparação para o baile de carnaval na sexta-feira.

A escolha para trabalhar a festividade deu-se pelo significado que a festa tem no país, pela tradição, pela cor, pelo ritmo e pela magia do evento. Os educadores utilizaram de pesquisa para trazer durante as rodas, com as crianças e aos adolescentes, a origem e as características do carnaval, além do reconhecimento como uma festividade brasileira e identificação das músicas tradicionais da data.

A produção das máscaras foi feita com papel sulfite, EVA e cartolina. As escolhas dos desenhos pelos educandos tiveram desde Batman a uma borboleta bem colorida. Outros educandos buscaram fantasias dentro do ateliê de roupas do CPTI e se fantasiaram dos mais diversos personagens.

O baile de carnaval foi repleto de energia positiva. Os educandos assistiram a uma apresentação de dança e uma de música, organizada pelas crianças e apoiada pelos educadores. Eles aproveitaram para mostrar o que têm de melhor. Elisier Elias de 11 anos participou da coreografia apresentada. “A gente queria dançar, ensaiamos cinco vezes e depois deixamos uma vez livre. Depois todo mundo fez de novo e conseguimos”, conta o educando.

A apresentação de música foi escolha dos adolescentes. O educador Lucas Gonzaga conversou com os jovens e questionou o que cada um gostava de fazer. Após decidirem que iam se apresentar, foi a hora de escolher as músicas. “Dona Maria” de Thiago Brava ft. Jorge, “Minha Felicidade” de Roberta Campos e “Valeu, amigo” do MC Pikeno e Menor foram as selecionadas para cantarem no dia.

 

Deixe uma resposta