Dança com a comunidade

with Nenhum comentário

A música alta já diz o que está acontecendo no Regina Amélia, atividade física com a comunidade. Cerca de 30 mulheres comparecem nos horários pré-definidos de segunda, quarta e sábado para praticarem atividade rítmica.

Para a educadora Edite Maria de Souza é importante entender o programa de fortalecimento de vínculos para a realização das atividades. “Conforme eu fui sentindo o grupo, fui entendendo o que o fortalecimento de vínculos realmente vem a ser, então eu passei a programar as aulas e as coreografias conforme a receptividade. Os saberes são diferentes, elas vêm com uma vivência, uma experiência de vida e temos que nos adequar”, completa.

O planejamento do grupo é de acordo com o desenvolvimento das integrantes e, se for preciso, Edite modifica as coreografias e diminui o ritmo dos passos. “Quando eu iniciei, era muito mais rápido. Dentro das músicas eu adequei a velocidade, modifiquei os passos, ocasionando mudança brusca de direção. Procurei sentir o grupo e respeitar a capacidade de cada uma.”, explica.

Durante a preparação do repertório musical, Edite sempre procura variar e levar novos estilos dos quais o grupo já está acostumado a dançar. Ela explica como e onde surgiu o estilo da música, e como se dança. “Já teve charme, salsa, dança do ventre, carimbó e forró”, destaca Edite.

 

Benefícios

A atividade é mais do que um momento de descontração. Regularmente o grupo participa de uma avaliação física realizada em conjunto com as estagiárias de nutrição. Na última avaliação da integrante Alessandra, ela já tinha perdido 26 kg. Outras participantes já perderam de 5 kg a 10 kg. Mesmo sem ter uma cobrança no grupo, as estagiárias acabaram orientando sobre alimentação saudável, riscos de doenças cardíacas causadas pelo sobrepeso e, além da receptividade, as usuárias ainda aplicam os métodos dentro de casa.

 

Refletindo

De acordo com Edite, muitas das integrantes levam sugestões de músicas para a atividade. Além de realizar a adequação, ela ainda questiona com as mulheres ‘o que essa música me traz?’. Considerar sobre o sentimento que a música causa é uma das reflexões discutidas no grupo. Para ter um bom astral, sempre há musicas com letras positivas e que elevam a alegria de quem participa.

 

O Projeto de Esportes: Movimento e Cidadania no CPTI conta com o patrocínio do Instituto Mahle e da VLI e apoio do FIEC da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Campinas.

 

 

Deixe uma resposta