Intercâmbio Brasil x Alemanha

with Nenhum comentário

“Free Umarmung”. Foi assim que os educandos do CPTI receberam os intercambistas alemães que por mais um ano, estiveram em uma manhã de integração e atividades na instituição.

Em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro, em 2019, as atividades foram bem diversificadas. Divididos em três rodas de conversas, os educandos já tinham uma lista de perguntas que gostariam de saber dos alemães: “Como é ser mulher na Alemanha?”, “Os homens ajudam nas tarefas de casa?”, “Os times femininos são reconhecidos no esporte?”, entre muitas outras.

Para quem conhecia pouco sobre a instituição e a cultura no Brasil, o grupo de idosos do Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional preparou uma apresentação de forró, os jovens do projeto Adolescer apresentaram um hip hop e todos os participantes foram convidados para uma atividade física, promovida pela educadora Edite Sousa.

No encerramento das atividades, a apresentação do projeto Allegro arrancou sorrisos e emoções do grupo de adolescentes brasileiros e alemães. Este ano, o diferencial ficou por conta dos próprios educandos do CPTI, que interagiram e trocaram experiências, mesmo fora das rodas de conversa.

A educadora Luiza Terassi Hortelan destacou que para os jovens o que fica do encontro é que apesar das diferenças culturais, muitas coisas são compartilhadas. “A troca cultural entre adolescentes do CPTI e da Alemanha foi um momento muito rico de aprendizado mútuo entre ambos, especialmente as rodas de conversa sobre igualdade de gênero”, finaliza a educadora.

 

Deixe uma resposta