I Seminário Violências em Debate

with Nenhum comentário

No dia 07 de Abril de 2017, aconteceu O Seminário “Violências em Debate: Por uma sociedade NÃO violenta” que teve por objetivo sensibilizar o público para a importância da construção de um diálogo permanente entre os serviços da rede de garantia de direitos sobre o fenômeno das violências. Além de ofertar um espaço de reflexão sobre práticas efetivas de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, pretende-se oferecer subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento das ações de enfrentamento da problemática das violências junto ao público infantojuvenil e suas famílias.

 

PALESTRANTES

Dominic Barter – Pesquisa o que facilita as pessoas a se entenderem e colabora para o benefício de todos. Desenvolve inovações sociais com base no diálogo e na empatia, nos campos de educação, justiça, cultura e mudança sistêmica, presentes em 40 países. Aprende e desenvolve projetos com a Comunicação Não Violenta há 20 anos. Referência internacional em Justiça Restaurativa foi precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil em parceria com comunidades nos morros do Rio, o Ministério de Justiça e Secretarias estaduais de educação. Atualmente colabora no dia-a-dia do Espaço Beta, uma escola fundamentada na inteligência relacional.

 

Maria Cristiane Nali – Psicóloga, Mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Psicanálise) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Psicanalista, Professora Universitária da FAAT e UNISAL, e um dos cursos que ministra aula é VDCCA Violências Doméstica contra Criança e Adolescente da UNISAL Campinas. Atende em consultório particular em Campinas. Supervisora Institucional.

 

Fabiana Galvão Taioli Ribeiro – Psicóloga, especialista em Psicanálise na Cultura, atua desde 2006 na área social com experiência na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo famílias com dinâmicas violentas e na prevenção das diversas formas de violência. Co-autora do Indice de Ressignificação dos Modelos Disfuncionais das Relações de Gênero (IRMDG), instrumento de avaliação de dimensões relacionadas à situação de violência de gênero e sua superação pelo SOS Ação Mulher e Família. Trabalha como educadora social e arte-educadora em projetos sociais com público idoso e Intergeracional.

 

Leonardo Lopes Ferreira – Atua há 10 anos como educador social nas políticas públicas de cultura e assistência social junto a crianças, adolescentes e famílias em situação de risco social, com experiência na básica e média complexidade. Idealizador e articulador do Grupo de Estudos e Trabalho em Violências Sexuais da região Norte de Campinas. E pedagogo e Contra Mestre de Capoeira Angola.

 

Tamiris da Silva Eugenio – Assistente Social, especialista em políticas públicas e se especializando em “Infância e violência doméstica contra crianças e adolescentes”. Tem sete anos de experiência na política nacional de assistência social, nas esferas da básica e alta Complexidade.

Deixe uma resposta