Fique por Dentro – Agosto

with Nenhum comentário

Shalon: 1° Encontro de Cultura e Diversidade

 

O CPTI unidade Shalon realizou nos dias 12 e 13 de agosto o evento “Shalon: 1° Encontro de Cultura e Diversidade”.  A ação social é parte do projeto Trilhando Caminhos – Feac, que está sendo executado desde 2021. O propósito era abordar com a comunidade participante temas sensíveis e de extrema importância, como questões sobre a xenofobia e o respeito a diferentes culturas. Debater com a comunidade sobre estes assuntos ajuda a combater o preconceito e a valorizar os espaços e as práticas e expressões culturais.

 

No primeiro dia, palestraram a indígena Sol Terena e Jacqueline Damásio trazendo reflexões sobre xenofobia e discriminação social, como meio de integração e socialização teórica da temática. 

 

Moradores da comunidade Parque Shalon estiveram presentes tanto ajudando a organizar e decorar os espaços, quanto participando ativamente.

 

O evento iniciou às 9hs da manhã, seguindo para o período da tarde. Ao longo do dia, foi realizado um bazar e um sorteio de uma cesta de chocolates com a finalidade de levantar fundo para as atividades com as crianças. Além disso, aconteceram diversas apresentações artísticas como dança folclórica com o educador Marquinhos, roda de capoeira que encantou a criançada presente, zumba e a participação de dois educandos do projeto Allegro; Miguel Euzébio Araújo e Guilherme Félix dos Santos Moraes.

 

Visita dos colaboradores Dell

 

A tecnologia veio para transformar o mundo. E estar antenado com os novos meios tecnológicos te põe à frente no mercado de trabalho. A oportunidade de ganhar um bom salário inicial e deslanchar na carreira em pouco tempo tem atraído a atenção de muitos jovens para a área da tecnologia da informação, também conhecida como TI.

 

Para estimular ainda mais esse interesse pela tecnologia, os educandos do projeto de informática e programação, receberam a visita de parte do time Dell na unidade CPTI Regina Amélia no dia 17 de agosto no período da tarde.

 

Duas equipes foram formadas, sendo que, parte dos colaboradores Dell se reuniu no espaço da quadra para compartilhar sua trajetória escolar, formação acadêmica e experiências profissionais até aquele momento. Os jovens presentes fizeram perguntas e também expuseram seus sonhos e projetos para o futuro. A segunda turma concentrou-se na sala de informática, onde tiveram uma aula prática com os profissionais da Dell para criar um boneco em 3D no computador.

 

O encontro foi finalizado com ambas as equipes se encontrando e confraternizando o dia de aprendizado.

 

Ação comunitária e grafitagem nos muros do CPTI

 

O Centro de Promocional Tia Ileide, completou 30 anos de existência legal no dia 27 de junho de 2022 e, para que esta data fosse devidamente celebrada, foi criada uma comissão dos 30 anos com os colaboradores, para planejar e organizar as ações comemorativas ao longo deste ano. 

 

Da comissão nasceram muitas ideias, dentre elas, a de realizar uma ação comunitária para todos os usuários, colaboradores e parceiros CPTI com data definida para o dia 27 de agosto, sábado, a partir das 09hs.

 

O grande objetivo dessa ação foi envolver os públicos das unidades do CPTI e juntos comemorarmos com diversas ações, brincadeiras e criatividade, especialmente por meio da linguagem artística do grafite.

 

Na manhã de sábado, os portões do CPTI já estavam abertos prontos para receber as crianças e seus familiares. A primeira atividade do dia foi uma contação de história na biblioteca, narrada por nossos parceiros do Inspira Sonhos, que voluntariamente estiveram conosco. 

 

Em seguida, outras ações foram acontecendo como pintura no rosto, brincadeira na cama-elástica, competição entre as crianças na quadra da Vila Mendonça com a coordenação dos educadores e a participação do educando Carlos Eduardo, da Lona das Artes que veio realizar uma apresentação artística de malabares sob a perna de pau, o que encantou as crianças presente.

 

Na parte externa do CPTI, no muro com acesso à entrada principal, acontecia a revitalização e grafitagem do muro com uma bonita homenagem ao CPTI. O último grafite feito nele, era de dez anos atrás. E, para a construção da ideia de um novo grafite, os educadores e arte-educadores trabalharam, com as crianças e adolescentes, dentro das suas oficinas, a criação dos desenhos que representavam um pouco da história da organização, o que foi aplicado no muro pelo educador Kranium e seus amigos grafiteiros Guilherme e Hélio.

O dia foi de muita animação e descontração para todos os participantes. E o evento só foi um sucesso, parte pelo apoio recebido dos parceiros CPTI para sua realização: Dell, Conjovem, Afiadora e Mr. Mix.

Deixe uma resposta