CPTI é eleita uma das Melhores ONGs para Doar

 

gestão e transparência de uso de recursos foram definitivos

para conquista do Prêmio promovido pela Revista Época e Instituto Doar

 

O CPTI – que celebra 25 anos em 2017 – foi reconhecido na noite de 7 de agosto 2017, em cerimônia promovida em São Paulo, como uma das Melhores Organizações Não Governamentais do Brasil, pela Primeira Edição da “Melhores ONGs Época Doar 2017”, uma iniciativa do Instituto Doar e da Revista Época.

No Brasil existem mais de trezentas mil ONGs, entre associações organizações da sociedade civil, institutos e fundações filantrópicas. Ao todo, mil quinhentas e sessenta ONGs se inscreveram no Prêmio. O CPTI recebeu destaque entre as cem melhores ONGs para Doar, de acordo com sua gestão e transparência de uso de recursos. Os critérios de avaliação da reputação da ONG se basearam em análise de dados mensuráveis e objetivos, como processos administrativos, contábeis, financeiro e de comunicação, públicos e transparentes, uma vez que esses recursos são provenientes de doações e patrocínio.

Para o Instituto Doar, que valoriza os bons exemplos, a partir de um Selo de Qualidade, chegou a hora de criar um estímulo para as ONGs e uma vitrine para os potenciais doadores se decidirem a doar. ONGs exemplares merecem o reconhecimento e o aporte de doadores conscientes. É esse o objetivo do Prêmio Melhores ONGs.

O CPTI se organiza em quatro eixos de atuação, que são o atendimento e acompanhamento sociais às famílias, o desenvolvimento de ações, projetos e atividades de informação, formação e convivência, intervenção sociopolítica e ações de sustentabilidade e manutenção da infraestrutura. “O objetivo de todos os projetos desenvolvidos é oportunizar um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, de formação integral para o exercício pleno da cidadania e protagonismo juvenil, preparando-os para a vida em sociedade e para o trabalho”, ressalta o Sr. Dettloff von Simson Junior, presidente da ONG, complementando que “para o CPTI “receber esse prêmio apenas reforça que estamos no caminho certo, fazendo um trabalho de excelência, na promoção de experiências que possam marcar a vida dos usuários de forma positiva, refletindo em um fututo de realizações pessoais e profissionais”.

O objetivo é que não só estas primeiras 100, mas o maior número possivel de ONGs, entre as mais de 300 mil existentes neste país, possam, a partir desta parceria do Instituto Doar com a Revista Época, estabelecer padrões para a melhoria contínua. Aumentam sua legitimidade e reputação e aumentam os recursos de doadores para elas.

Metodologias, pedagogias e procedimentos de cada ONG com seus públicos não podem nem devem ser comparáveis nem muito menos ranqueados. Mas a gestão e a transparência dos recursos, sim. É isso que o prêmio mediu e é assim pretende seguir fazendo: premiando ONGs cujos dados são mensuráveis e objetivos.

Em todo o mundo há dados que confirmam que certificações, prêmios e reconhecimentos aumentam significativamente a confiança dos doadores e consequentemente aumenta o volume de doações. No Brasil, como em outros casos, há pouca pesquisa sobre isso. Podemos destacar uma experiência que foi descontinuada mas que em seu curto tempo de vida gerou excelentes resultados. Trata-se do Prêmio Bem Eficiente, de Stephen Kanitz. Ele trouxe dados interessantes sobre a experiência:

  • As 50 instituições mais bem administradas do ano dobraram a sua renda de donativos nos três anos seguintes.
  • Em média receberam R$ 2.000.000,00 de donativos adicionais no triênio seguinte.
  • A maioria do dinheiro adicional veio de pessoas que nunca haviam doado antes.

Para O Instituto Doar, mais do que um prêmio e seus vencedores, há um ecossistema que se beneficia do processo todo, estimula o setor e promove uma competição saudável, não entre pessoas ou instituições, mas entre o que se é e o que se pretende ser. Uma ONG pode e deve ser estimulada a melhorar continuamente.

Melhores ONGs é portanto um guia que facilita para o doador na hora de escolher pra quem doar. É hora de valorizar o que é nosso e apoiar o CPTI.

Participe você também, seja um Amigo CPTI!

Sr. Dettloff von Simson Junior, presidente do CPTI na premiação

Prêmio Melhores ONGs Época Doar 2017, nas mãos do ​Sr. Dettloff von Simson Junior, presidente do CPTI

 

Saiba mais:

Epoca: Um país de gente com boas ideias

Epoca: As 100 melhores ONGs do Brasil

Epoca: Vocação encabeça guia de Melhores ONGs do Brasil

100 melhores ONGs do Brasil

Certificado Prêmio CPTI Epoca-DOAR

Release

Deixe uma resposta