Fique por Dentro – Agosto

with Nenhum comentário

Shalon: 1° Encontro de Cultura e Diversidade

 

O CPTI unidade Shalon realizou nos dias 12 e 13 de agosto o evento “Shalon: 1° Encontro de Cultura e Diversidade”.  A ação social é parte do projeto Trilhando Caminhos – Feac, que está sendo executado desde 2021. O propósito era abordar com a comunidade participante temas sensíveis e de extrema importância, como questões sobre a xenofobia e o respeito a diferentes culturas. Debater com a comunidade sobre estes assuntos ajuda a combater o preconceito e a valorizar os espaços e as práticas e expressões culturais.

 

No primeiro dia, palestraram a indígena Sol Terena e Jacqueline Damásio trazendo reflexões sobre xenofobia e discriminação social, como meio de integração e socialização teórica da temática. 

 

Moradores da comunidade Parque Shalon estiveram presentes tanto ajudando a organizar e decorar os espaços, quanto participando ativamente.

 

O evento iniciou às 9hs da manhã, seguindo para o período da tarde. Ao longo do dia, foi realizado um bazar e um sorteio de uma cesta de chocolates com a finalidade de levantar fundo para as atividades com as crianças. Além disso, aconteceram diversas apresentações artísticas como dança folclórica com o educador Marquinhos, roda de capoeira que encantou a criançada presente, zumba e a participação de dois educandos do projeto Allegro; Miguel Euzébio Araújo e Guilherme Félix dos Santos Moraes.

 

Visita dos colaboradores Dell

 

A tecnologia veio para transformar o mundo. E estar antenado com os novos meios tecnológicos te põe à frente no mercado de trabalho. A oportunidade de ganhar um bom salário inicial e deslanchar na carreira em pouco tempo tem atraído a atenção de muitos jovens para a área da tecnologia da informação, também conhecida como TI.

 

Para estimular ainda mais esse interesse pela tecnologia, os educandos do projeto de informática e programação, receberam a visita de parte do time Dell na unidade CPTI Regina Amélia no dia 17 de agosto no período da tarde.

 

Duas equipes foram formadas, sendo que, parte dos colaboradores Dell se reuniu no espaço da quadra para compartilhar sua trajetória escolar, formação acadêmica e experiências profissionais até aquele momento. Os jovens presentes fizeram perguntas e também expuseram seus sonhos e projetos para o futuro. A segunda turma concentrou-se na sala de informática, onde tiveram uma aula prática com os profissionais da Dell para criar um boneco em 3D no computador.

 

O encontro foi finalizado com ambas as equipes se encontrando e confraternizando o dia de aprendizado.

 

Ação comunitária e grafitagem nos muros do CPTI

 

O Centro de Promocional Tia Ileide, completou 30 anos de existência legal no dia 27 de junho de 2022 e, para que esta data fosse devidamente celebrada, foi criada uma comissão dos 30 anos com os colaboradores, para planejar e organizar as ações comemorativas ao longo deste ano. 

 

Da comissão nasceram muitas ideias, dentre elas, a de realizar uma ação comunitária para todos os usuários, colaboradores e parceiros CPTI com data definida para o dia 27 de agosto, sábado, a partir das 09hs.

 

O grande objetivo dessa ação foi envolver os públicos das unidades do CPTI e juntos comemorarmos com diversas ações, brincadeiras e criatividade, especialmente por meio da linguagem artística do grafite.

 

Na manhã de sábado, os portões do CPTI já estavam abertos prontos para receber as crianças e seus familiares. A primeira atividade do dia foi uma contação de história na biblioteca, narrada por nossos parceiros do Inspira Sonhos, que voluntariamente estiveram conosco. 

 

Em seguida, outras ações foram acontecendo como pintura no rosto, brincadeira na cama-elástica, competição entre as crianças na quadra da Vila Mendonça com a coordenação dos educadores e a participação do educando Carlos Eduardo, da Lona das Artes que veio realizar uma apresentação artística de malabares sob a perna de pau, o que encantou as crianças presente.

 

Na parte externa do CPTI, no muro com acesso à entrada principal, acontecia a revitalização e grafitagem do muro com uma bonita homenagem ao CPTI. O último grafite feito nele, era de dez anos atrás. E, para a construção da ideia de um novo grafite, os educadores e arte-educadores trabalharam, com as crianças e adolescentes, dentro das suas oficinas, a criação dos desenhos que representavam um pouco da história da organização, o que foi aplicado no muro pelo educador Kranium e seus amigos grafiteiros Guilherme e Hélio.

O dia foi de muita animação e descontração para todos os participantes. E o evento só foi um sucesso, parte pelo apoio recebido dos parceiros CPTI para sua realização: Dell, Conjovem, Afiadora e Mr. Mix.

III Seminário Violências em Debate

with Nenhum comentário

Entre os dias 26 e 27 de Abril de 2022, aconteceu o III Seminário Violências em Debates – Práticas Profissionais Na Pandemia.

Nessa edição do seminário nós conseguimos dividi-lo em dois dias, sendo, no primeiro dia uma cerimônia de abertura com a presença de autoridades como a Tia Ileide, o presidente do CPTI, o Superintendente da FEAC, a vice presidente do CMAS e uma representante do CMDCA e da Secretaria de Assistência Social de Campinas.

Nesse primeiro dia tivemos uma palestra magna com a Izabel como representante das Organizações da sociedade civil para falar sobre “Os impactos da pandemia na vida dos trabalhadores da assistência social”.

 

Já no segundo dia, as atividades foram dividas em mesas de debate e oficinas, as mesas foram compostas por profissionais do CPTI e alguns convidados que debateram temas como: Juventude, Infância, Família e os desafios do trabalho na pandemia para os educadores sociais.

Nas oficinas tivemos duas versões uma online de diálogo com as parcerias do Comec e do Centro Comunitário St Lúcia, contando suas experiências profissionais durante a pandemia e uma presencial com a Arte Educadora Maria Maranhão que trouxe vivência e cantigas de roda para os participantes.

 

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DAS ATIVIDADES

 

I Seminário Violências em Debate

with Nenhum comentário

No dia 07 de Abril de 2017, aconteceu O Seminário “Violências em Debate: Por uma sociedade NÃO violenta” que teve por objetivo sensibilizar o público para a importância da construção de um diálogo permanente entre os serviços da rede de garantia de direitos sobre o fenômeno das violências. Além de ofertar um espaço de reflexão sobre práticas efetivas de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, pretende-se oferecer subsídios teóricos e práticos para o aprimoramento das ações de enfrentamento da problemática das violências junto ao público infantojuvenil e suas famílias.

 

PALESTRANTES

Dominic Barter – Pesquisa o que facilita as pessoas a se entenderem e colabora para o benefício de todos. Desenvolve inovações sociais com base no diálogo e na empatia, nos campos de educação, justiça, cultura e mudança sistêmica, presentes em 40 países. Aprende e desenvolve projetos com a Comunicação Não Violenta há 20 anos. Referência internacional em Justiça Restaurativa foi precursor dos Círculos Restaurativos no Brasil em parceria com comunidades nos morros do Rio, o Ministério de Justiça e Secretarias estaduais de educação. Atualmente colabora no dia-a-dia do Espaço Beta, uma escola fundamentada na inteligência relacional.

 

Maria Cristiane Nali – Psicóloga, Mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Psicanálise) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Psicanalista, Professora Universitária da FAAT e UNISAL, e um dos cursos que ministra aula é VDCCA Violências Doméstica contra Criança e Adolescente da UNISAL Campinas. Atende em consultório particular em Campinas. Supervisora Institucional.

 

Fabiana Galvão Taioli Ribeiro – Psicóloga, especialista em Psicanálise na Cultura, atua desde 2006 na área social com experiência na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo famílias com dinâmicas violentas e na prevenção das diversas formas de violência. Co-autora do Indice de Ressignificação dos Modelos Disfuncionais das Relações de Gênero (IRMDG), instrumento de avaliação de dimensões relacionadas à situação de violência de gênero e sua superação pelo SOS Ação Mulher e Família. Trabalha como educadora social e arte-educadora em projetos sociais com público idoso e Intergeracional.

 

Leonardo Lopes Ferreira – Atua há 10 anos como educador social nas políticas públicas de cultura e assistência social junto a crianças, adolescentes e famílias em situação de risco social, com experiência na básica e média complexidade. Idealizador e articulador do Grupo de Estudos e Trabalho em Violências Sexuais da região Norte de Campinas. E pedagogo e Contra Mestre de Capoeira Angola.

 

Tamiris da Silva Eugenio – Assistente Social, especialista em políticas públicas e se especializando em “Infância e violência doméstica contra crianças e adolescentes”. Tem sete anos de experiência na política nacional de assistência social, nas esferas da básica e alta Complexidade.

Metamorfose

with Nenhum comentário

O projeto Metamorfose do CPTI, que prepara adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, realizou a formatura no último dia 29. As oficinas foram todas realizadas online e contaram com diversos convidados nesta edição. 

 

Os adolescentes demonstraram interesse em aprender sobre algumas áreas específicas e os convidados contaram sobre o dia a dia da profissão. Os convidados foram a Cinthia Vilas Boas, educadora social e psicóloga, Lucilene Gomes assistente social, Thais Uliana, chef de cozinha e pedagoga e o Murillo Alves, engenheiro da empresa parceira VLI. 

 

O pedagogo Leonardo Lopes conta que as atividades do projeto foram desde aprender a montar o próprio vídeo currículo, como simulação de entrevistas de emprego virtuais, reconhecimento de habilidades e projetos de vida. “A atividade só não teve mais sucesso por questões estruturais que enfrentamos enquanto sociedade. O acesso à internet e às tecnologias de comunicação, infelizmente ainda é encarado como um privilégio no Brasil. É preciso que os poderes públicos superem essa visão e entendam que essas tecnologias são fundamentais para garantir o acesso ao direito social da comunicação. Precisamos avançar na compreensão de que nosso presente e futuro estão atrelados a essas tecnologias e isso precisa ser garantido à população de maneira ampla e irrestrita”, conta o pedagogo. 

 

O Projeto Metamorfose conta com o patrocínio da ArcelorMitall Gonvarri e a parceria do CIEE e da Graciene Ceolin, por meio do Desbravando a Sua Rota. 

 

Arrecadação de celulares

with Nenhum comentário

A pandemia mostrou que nem todos têm acesso igual à tecnologia. Os adolescentes do CPTI estão com dificuldades para acompanhar as oficinas online sem as ferramentas adequadas, e pensando em garantir a inclusão social e digital, demos início à campanha de arrecadação de celulares.

 

Se você tiver um celular usado e que não utiliza mais, doe para um adolescente do CPTI. O único requisito é que o aparelho funcione com o aplicativo Google Meet para os adolescentes acompanharem as atividades online. 

 

Os locais para entrega são próximo ao Shopping Unimart, próximo ao Shopping Iguatemi, à Faculdade Metrocamp, ao shopping Prado Boulevard, e às unidades da Vila Mendonça e Regina Amélia do CPTI. Além do ponto de entrega em Hortolândia, próximo a Honda e Supermercado Pague Menos.

 

Entre em contato, clicando aqui, para saber mais detalhes sobre a campanha.

E o frio veio com tudo!

with Nenhum comentário

O frio chegou e com ele, a vulnerabilidade das famílias do CPTI. A nutricionista Líbia Vieira junto com a digital influencer Tábata Boccatto realizou uma campanha online para a compra de mantas. A campanha aconteceu pelo Instagram e foi divulgada na imprensa.

 

A campanha foi um sucesso e permitiu a compra de 70 mantas que foram entregues para as famílias atendidas pelos diversos serviços do CPTI. A assistente social Cristiane Cardoso conta que as famílias agradeceram muito pelas mantas. “Temos uma família em vulnerabilidade social e precisamos entregar seis mantas para eles, para que pudessem enfrentar o inverno esse ano”, relata. 


A campanha do CPTI encerrou em 12 de junho, mas você pode procurar pontos de coleta próximo de você e ajudar uma família a se aquecer nesse inverno.

CPTI na mídia

with Nenhum comentário

No mês de abril o CPTI esteve presente nas telinhas da TV. A coordenadora Daniela Cavaletti deu uma entrevista a EPTV Campinas sobre a entrega dos cartões do programa Mobiliza Campinas da Fundação FEAC. Para assistir, clique aqui.

Já no dia 22 de abril, a gerente de Mobilização de Recursos e Comunicação, Fabíola Cavalcanti e a Daniela Cavaletti, participaram da matéria Ação e Solidariedade da TV Câmara. Para assistir, clique aqui.

E com previsão de ir ao ar no dia 21/05, o presidente Dettloff von Simson Jr, deu uma entrevista para o programa Mãos Solidárias da TV Câmara.

CinemAqui

with Nenhum comentário

A unidade Shalon do CPTI participou do projeto CinemaAqui, em parceria com a Fundação FEAC, com o objetivo de potencializar as histórias das comunidades e retratar os impactos da pandemia em Campinas, utilizando o celular como instrumento para produção de curtas.

O resultado foi um curta-metragem que buscou evidenciar o trabalho social do CPTI realizado na comunidade Shalon e os seus desafios, sob o olhar e lugar do trabalhador, no período da pandemia. A coordenadora da unidade Shalon, Fernanda Sousa, conta que a comunidade apontou de forma significativa os impactos da pandemia, quanto aos reflexos nos usuários, principalmente no âmbito da saúde mental, frente a ausência das atividades em grupo. “Os grupos são espaço de convivência, aprendizagem e cuidado, além do aporte que o serviço representava na ocasião às famílias, como o único equipamento da assistência social no território”, conta.

Para a equipe, uma das principais dificuldades da construção do curta-metragem foi a apropriação pelos usuários de uma nova tecnologia, para acesso às oficinas online e gravações presenciais. Como resultado, a equipe reforça o fortalecimento de vínculos, identificando a possibilidade de mercado de trabalho com esse novo conhecimento adquirido.

Para Fernanda, o processo de construção do curta-metragem foi singular e significativo. “Tudo foi construído no coletivo, considerando as vivências e saberes, onde o resultado é a voz de uma comunidade para além de estigmas, carregada de histórias de luta e superação”, finaliza.

Para assistir ao curta-metragem é só acessar aqui.  

Você já ouviu falar…

with Nenhum comentário

Que é possível doar sem colocar a mão no bolso? É isso mesmo, na Campanha Nota Fiscal Paulista você não precisa doar, você destina. 

Funciona assim: depois que você fizer o passo a passo e cadastrar o seu CPF no site da NFP, toda compra que fizer basta colocar o seu CPF na nota e automaticamente estará doando para o CPTI. 

Quando a gente compra sem o cadastro com uma instituição, recebemos alguns centavos, mas quando esse valor é destinado para o CPTI, ele pode gerar valores de até R$ 265,30 por nota. Já pensou a diferença que isso pode fazer na vida das nossas crianças e adolescentes?

Se cadastre agora. Segue o passo a passo:

Ao entrar no site e fazer o login na NFP (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/), selecione a opção “entidades” e “doação automática com CPF”, em seguida, procure o CPTI pelo CNPJ 71.748.305/0001-24. É só clicar em confirmar e pronto.

Vale lembrar que se você ainda não resgatou nenhum valor, é necessário fazer para começar a destinação.

É muito fácil! Agora estamos aguardando a sua destinação para continuarmos com as nossas atividades.

1 2 3 4 12