CinemAqui

with Nenhum comentário

A unidade Shalon do CPTI participou do projeto CinemaAqui, em parceria com a Fundação FEAC, com o objetivo de potencializar as histórias das comunidades e retratar os impactos da pandemia em Campinas, utilizando o celular como instrumento para produção de curtas.

O resultado foi um curta-metragem que buscou evidenciar o trabalho social do CPTI realizado na comunidade Shalon e os seus desafios, sob o olhar e lugar do trabalhador, no período da pandemia. A coordenadora da unidade Shalon, Fernanda Sousa, conta que a comunidade apontou de forma significativa os impactos da pandemia, quanto aos reflexos nos usuários, principalmente no âmbito da saúde mental, frente a ausência das atividades em grupo. “Os grupos são espaço de convivência, aprendizagem e cuidado, além do aporte que o serviço representava na ocasião às famílias, como o único equipamento da assistência social no território”, conta.

Para a equipe, uma das principais dificuldades da construção do curta-metragem foi a apropriação pelos usuários de uma nova tecnologia, para acesso às oficinas online e gravações presenciais. Como resultado, a equipe reforça o fortalecimento de vínculos, identificando a possibilidade de mercado de trabalho com esse novo conhecimento adquirido.

Para Fernanda, o processo de construção do curta-metragem foi singular e significativo. “Tudo foi construído no coletivo, considerando as vivências e saberes, onde o resultado é a voz de uma comunidade para além de estigmas, carregada de histórias de luta e superação”, finaliza.

Para assistir ao curta-metragem é só acessar aqui.  

Deixe uma resposta