Da Série: O que o CPTI está fazendo durante a pandemia?

with Nenhum comentário

Da Série: O que o CPTI está fazendo durante a pandemia?

Desde o início de março estamos enfrentando a pandemia do COVID-19 que alterou o estilo de vida de todos no Brasil e no mundo. Para algumas pessoas o home Office contempla a situação, mas o que a gente pode fazer quando se trabalha com pessoas em vulnerabilidade social, em que o atendimento precisa ser contínuo, ou seja, ele não pode parar? 

 

É isso que vamos começar a contar a partir de agora:

 

Atividades socioeducativas na Unidade Shalon

A unidade Shalon do CPTI no SCVF Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 14 anos atende crianças, adolescentes e suas famílias, que estão inseridos em uma área de alto risco e vulnerabilidade. Através de pesquisas com as famílias, a equipe pensou em estratégias de envio de mensagens e vídeos via WhatsApp, em horários e dias específicos, e diante da dificuldade de acesso à internet pelas famílias do território, materiais educativos estão sendo levados a elas em visitas domiciliares.  

 

Os vídeos enviados semanalmente tratam de temas, tais como: prevenção contra o novo coronavírus, o 18 de maio – dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual, o 12 de junho – dia internacional de combate ao trabalho infantil e, também, sobre as mudanças vividas neste período de pandemia, associado às metamorfoses da vida. Fernanda Sousa, psicóloga e coordenadora da unidade explica o último tema. “Buscamos trabalhar as transformações, nas diversas instâncias, como na família, na escola, no CPTI, as naturais da vida e, também, as postas e intensificadas na pandemia, com o intuito de que possam compreender, elaborar e lidar da melhor forma possível com todas as  mudanças, sentimentos, situações que envolvem o  “novo normal” da vida que se coloca neste momento”.

 

Os materiais propostos para os vídeos enviados via o aplicativo WhatsApp são produzidos a partir da habilidade dos educadores em artes, cultura popular, música, tecnologia, além dos interesses e da criatividade de cada grupo.

 

Atividades do 6 a 14 anos na Vila Mendonça

Na unidade o trabalho continuou remotamente. As educadoras dos grupos pré-adolescentes começaram a realizar bate-papo online sobre os assuntos debatidos todo ano com eles, e que sempre são abordados no primeiro semestre, como: o 18 de maio, o 12 de junho e, ainda, o 13 de julho, aniversário dos 30 anos de criação do ECA, o Estatuto da Criança e Adolescente, que garante os direitos das crianças e dos adolescentes. 

 

A equipe técnica, juntamente com os educadores, tem realizado visitas domiciliares com o objetivo de manutenção de vínculos e garantia de atendimento a privação alimentar e acesso a atividades preparadas pela equipe de educadores.

 

Renata Melo, pedagoga da equipe, conta que abordaram também a temática da festa junina, explorando a região e crenças dos usuários e adiciona “Conversamos com eles ainda sobre os riscos da internet, demos dicas e orientação sobre o uso responsável da rede, além de falarmos sobre o acompanhamento e os desafios escolares”. 

 

Os projetos e eventos que estavam programados passaram por uma reformulação. O Festival de Poesias, que antes era presencial, agora está sendo online. Até o dia 15 de agosto todos os usuários e a sociedade em geral podem participar do Festival enviando vídeos pelo WhatsApp que irão ser divulgados nas redes sociais do CPTI. O projeto Meu Amigo Grande, que consiste na troca de cartas entre crianças e os funcionários de uma empresa parceira, dessa vez acontece com a Droga Gil.

 

Algumas oficinas, à medida do possível, estão acontecendo pela via virtual, como o ballet, com a professora Taiany Rogério. Em breve serão iniciadas atividades, também online, do teatro, com a educadora Carol Novaes.

Deixe uma resposta