Mês das mulheres no CPTI

with Nenhum comentário

8 de março é o Dia Internacional da Mulher e no CPTI essa data foi inspiração para a criação de novos projetos voltados para o público feminino.

A educadora de esportes Edite Sousa percebeu a necessidade de trabalhar o fortalecimento de vínculos, para além da atividade física, com as usuárias do Centro de Convivência Inclusivo Intergeracional. “A experiência destes três anos trouxe a ideia de criar o Mulheres Possíveis, com histórias das mulheres deste território. A ideia surge a partir do que elas nos trazem durante as rodas da atividade”, conta.

Mulheres Possíveis visa a ampliação do olhar da mulher para si, vai além de observar e se inspirar na história das que já lutaram pelos direitos femininos. Parte da atividade física e vai para o cuidado do psicológico, para a mulher que sente, que pensa, que chora, que briga, fazendo com que elas valorizem as próprias histórias.

Ações

O CPTI historicamente participa de eventos em conjunto com as redes intersetoriais do município de Campinas e realiza ações que marcam a importância das mulheres em nossa sociedade, que ainda opera em uma lógica machista e patriarcal. Através de  seus projetos, o CPTI executa em parceria com a Fundação FEAC o Projeto Empodera+, visando o empoderamento feminino.

Além do que já acontece anualmente, este ano no mês de março, os colaboradores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos criaram a exposição “Grandes Mulheres”, com as responsáveis pelas crianças e adolescentes de 6 a 14 do CPTI. A pergunta norteadora da exposição “O que é ser mulher para você?” foi o principal assunto entre as crianças e adolescentes e também entre cada responsável, que deixou o seu relato para a realização da ação. Foi tirada uma foto de cada momento, para o registro do sentimento do que é ser mulher.

 

EPTV Campinas entrevista Ileide

No dia 13 de março, o CPTI recebeu a visita da jornalista Helen Sacconi da EPTV Campinas, para ouvir a história de uma das fundadoras da organização, a Tia Ileide. Além da história, a jornalista também ouviu outras mulheres que frequentam o CPTI e que estão diariamente na luta por seus direitos. O momento da entrevista também foi de emoção para as crianças, adolescentes, adultos e idosos que frequentam o CPTI e que compartilharam do sentimento de felicidade de estar com a Ileide durante um dia e de relembrar a história.

A série de reportagens que tem como nome “Mulheres Possíveis” mostrará a luta de lideranças femininas e o reconhecimento das mulheres da região, e está prevista para ir ao ar no próximo sábado, dia 28 de março.

 

 

Deixe uma resposta