Nova proposta de educação ambiental

with Nenhum comentário

Em 2019, o projeto de educação ambiental Mudar Enquanto é Tempo, que tem apoio da empresa Ci&T, começou diferenciado, com a conscientização e a importância da produção de alimentos saudáveis e orgânicos. Os educandos foram cativados pelas atividades lúdicas, com vídeos, pesquisas e confecção de receitas com alimentos orgânicos.

A educadora do projeto Carolina Azevedo estudou com o grupo as espécies que podem ser plantadas na horta da unidade Regina Amélia e foram iniciados os testes antes de começar o plantio. Carolina trouxe uma roda temática de descoberta de sabores, com frutas nativas e exóticas, para os educandos adivinharem o que estavam comendo. O objetivo foi a reflexão de que a maioria das frutas que são consumidas não são de origem brasileira e que, por esse motivo, muitas dessas espécies vão se perdendo.

A atividade resultou em uma gincana do meio ambiente. Divididos em duas equipes os educandos precisaram encontrar itens da natureza pelo espaço, a partir de charadas refletiram sobre os mitos e as verdades da reciclagem, aquecimento global, agrotóxicos, lixos no oceano e energia limpa.

Durante alguns dias foi possível observar alguns educandos com uma prancheta pelas unidades Vila Mendonça e Regina Amélia. Carolina explica que era para a identificação de árvores frutíferas. “Após isso passamos por cada espécie para verificar as respostas e pesquisar sobre todas elas, e identificar cada uma com uma plaquinha”, completa.

O resultado dessa atividade foi a descoberta de duas espécies pouco conhecidas entre os educandos, a citronela e o capim limão. Para o reconhecimento fizeram um suco do capim limão durante as rodas e prepararam um repelente de citronela e álcool. “Os jovens gostaram bastante do suco de capim limão, o que é importante, pois é uma planta do espaço que é pouco conhecida embora usada na rotina diária deles e que tem propriedades nutricionais e medicinais importantes”, conta Carolina.

A finalização da atividade foi a construção de vasos de cimento e areia para a identificação das árvores com plaquinha com o nome da espécie e o desenho.

 

 

 

Deixe uma resposta