Da Série “Por Dentro do CPTI”

with Nenhum comentário

Trabalho com as famílias

 

O CPTI realiza trabalho com as famílias dos educandos que estão inseridos no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de 6 a 14 anos. A inserção no grupo acontece quando a família procura pelo serviço disponibilizado na região ou pela busca ativa. Thiago Lusvardi, psicólogo do SCFV, explica como funciona a busca ativa: “É uma procura realizada pelos técnicos em Serviço Social e Psicologia da Instituição, que ocorre quando chega a informação de crianças ou adolescentes do território em vulnerabilidade, o que nos leva a realizar uma visita domiciliar com o objetivo de estreitar os vínculos com o núcleo familiar em questão, e mobilizá-los para a busca de direitos afiançadas pela Política Pública”, explica o psicólogo.

Após o primeiro contato, os profissionais que trabalham de maneira multidisciplinar – psicólogo, assistente social e pedagogo – realizam o primeiro atendimento grupal para apresentar o serviço, a dinâmica das atividades, dias e horários de participação, apresentação dos educadores e os combinados. Os profissionais ainda orientam os responsáveis quanto a sua participação no serviço, e participação das crianças e adolescentes no espaço, com relação a importância do convívio. Já no segundo contato, individual, tem o propósito de oferecer uma melhor compreensão sobre o atendimento que o CPTI oportuniza, o reconhecimento da dinâmica da família e fortalecimento de vínculos entre ela e a instituição.

Enquanto o educando está inserido no serviço do CPTI, acontece, quando necessário, acompanhamento individual e, especialmente por meio de oficinas, rodas de conversa, eventos promovidos com e para os grupos de família. Durante as atividades, os profissionais trabalham temas como o da violação de direitos, combate a violência e exploração sexual e o combate ao trabalho infantil. “Algumas escolhas do próprio grupo utilizam apenas um encontro, outras exigem a construção de um cronograma de até quatro encontros para o esgotamento do tema. Faz parte também destes atendimentos coletivos, ações comunitárias com foco na promoção da vida“, conta Thiago.

 

 

Deixe uma resposta