Noite teatral

with Nenhum comentário

O mês de junho foi encerrado em grande estilo no CPTI com uma noite teatral. As duas peças apresentadas foram preparadas pelo educador Lucas Gonzaga com os educandos da oficina de teatro. “A ideia de uma finalização nas oficinas de teatro parte de um pensamento pedagógico que inclui no processo um momento de encerramento com os educandos. Nesse momento é possível refletir sobre os meses de trabalho e mostrar na prática os aspectos vivenciados”, conta o educador.

A primeira apresentação é sobre a história “O catador de pensamentos”, baseado na peça de Monika Feith. O Senhor Rabuja, interpretado pelos dois irmãos Eliezer Eduardo e Elizier Elias Vicente Ribeiro é o personagem que recolhe os pensamentos e recicla durante a noite. As cenas contaram com a trilha sonora ao vivo e com os educandos do projeto de música Allegro.

A segunda peça, dos adolescentes, trouxe um assunto da atualidade: eleições e futebol. “Vê-los contando histórias e reivindicando os problemas de uma época reflete um novo momento dessa juventude. Teatro é uma obra coletiva e, portanto, um ato revolucionário dos dias de hoje”, comenta Lucas sobre a peça. Inspirado na história da rainha Nzinga (lê-se inzinga), a peça foi construída em cima da luta de Nzinga contra a escravidão e do significado da palavra: ato ou efeito de gingar, sendo a ‘ginga’ o jeito brasileiro de lidar com as situações. A apresentação faz uma leitura crítica ao esquecimento dos assuntos importantante, enquanto são comemoradas as festividades como Carnaval e Copa do Mundo.

Como representação do tema, as educandas da Unidade Shalon, junto com as educadoras Vanessa de Araújo e Viviane Lima, dançaram a música “Ginga” da cantora IZA. O grupo também apresentou a canção “Pesadão” da mesma cantora.

 

Deixe uma resposta