18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

with Nenhum comentário

Tradicionalmente o CPTI vai às ruas no cortejo do dia 18 de maio, mas pelo momento que estamos passando, a passeata aconteceu nas redes sociais.

Os colaboradores mobilizados, prepararam vídeos com mensagens sobre a importância dessa data para os seguidores das redes sociais do CPTI. Além de contarmos com a iniciativa dos adolescentes e jovens no processo de criação dos vídeos para as mídias.

Para Daniela Cavaletti, coordenadora da Proteção Social Básica das unidades Vila Mendonça e Regina Amélia, o 18 de maio é um grande desafio. “A nossa prática é ir para a rua, fazer apresentação artística, ter essa linguagem visual, da música, da arte de uma forma mais apropriada para a reflexão desse dia. Porém a gente avalia como uma ação possível, dentro das condições que estamos passando”, comentou.

O envolvimento na ação atingiu todas as unidades do CPTI. Na Shalon, a falta do cortejo foi lamentada por meio de mensagens. Tamiris Eugenio, assistente social da unidade Shalon, disse que receberam algumas manifestações de como o momento é importante e como está fazendo falta. “A gente percebe que o nosso trabalho nos outros anos, já tem gerado frutos. E nesse momento a gente tem incentivado a participação deles nas lives das redes, onde eles podem se alimentar de informação, dessa forma que a gente vem trabalhando a temática”, conta.

 

CPTI na era das lives

Além disso, o Projeto Novo Amanhecer do CPTI participou de duas lives no Youtube para falar sobre o tema. A primeira, no dia 15 de maio no canal da Reprolatina, os profissionais falaram sobre a compreensão das violências sexuais contra crianças e adolescentes e as estratégias de intervenção.

A coordenadora do SESF (Serviço Especializado de Proteção Social à Família) e do projeto Novo Amanhecer, Fabiana Taioli conta como foi a segunda participação “À convite da Comissão de Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes (CVDCCA) do CMDCA, o projeto também realizou uma live, no dia 19/05, levantando reflexões e apresentando ideias e metodologias de trabalho que esse projeto vem adotando desde o seu início em 2015 e as perspectivas e projeções para esta terceira edição, que se iniciou agora em 2020 e vai até 2022”, conta.

Deixe uma resposta